sexta-feira, 13 de maio de 2011

O primeiro ato

A internet realmente tem de tudo. Por uma acaso desses da vida, lendo a revista Criativa (sou leitor voraz de qualquer coisa!), descobri um blog que trata de um tema que penso há muito anos: Viver de Renda. Acessei o blog indicado viverderenda.blogspot.com e delirei. Achei meus pares! Como demorei tanto a encontrá-los? Fiquei lendo horas, entusiasmado por enfim achar mais alguém que traça as mesmas metas de vida que eu. Mas as primeiras leituras já me trouxeram uma questão importante. Não sou genial como eles, não tenho um décimo da capacidade (e paciência) que eles têm de articular termos em inglês e versar sobre carteiras de ações. Mas mesmo assim estou muito bem. Tenho boas reservas financeiras, sou obcecado por reduzir meus custos de vida (tenho hábitos simples) e provo que não há necessidade de ser genial para almejar independência financeira. Algo que conta a meu favor é que tenho bom salário (9 k bruto) e sou novo (já fui mais) menos de 30 e mais de 26 (pretendo preservar minha identidade). Começo hoje a contar minha trajetória.
Patrimônio
Ações
           30.217
Tesouro Direto
         111.493
Empréstimo
           15.000
C/C
             4.770
Total
         161.480

Obs.: Sim, senhores. Tenho dinheiro parado em C/C. Prova concreta de que se eu posso chegar lá (e vou) você também pode.

.

10 comentários:

  1. Olá PT,
    Vc já tem uma boa grana de início.
    E com este salário é possível vc fazer ótimos aportes mensais. Isso conta demais !!!
    Não vai ser tão demorado e difícil vc alcançar a sua independência financeira.

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de falar sobre "dinheiro parado em C/C".
    Os bancos possuem fundos e poupança com débito automático. Eu utilizo. Minha CC fica zerada.
    Procure saber sobre isso no seu banco.

    abs.

    ResponderExcluir
  3. Passando para lhe desejar sucesso nesta longa caminhada!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi PT,

    Boa sorte em sua jornada!

    Abraços

    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. também estou nessa luta! estou começando agora a minha jornada, assim como minha vida profissional e de blogueiro também rsrs
    Um dia conseguirei chegar a aportes que nem os seus!
    Enquanto isso, trabaaaalha menino!

    ResponderExcluir
  6. Olá, SI.
    Agradeço a visita. Tenho certeza que vc chegará, e ultrapassará, meus aportes. Vc é novo e já tem 84k na mão. Na sua idade nem sonhava ter tanta grana assim. É questão de tempo. Acredite!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! É muito gratificante encontrar pessoas com pensamentos semelhantes aos nossos. Tenho um perfil parecido com o seu: idade, ganhos e vida simples. Falando em vida simples, deixe-me fazer uma pergunta um pouco pessoal: vc tem ou pretende ter uma família? Casar, ter filhos? Eu sou casado, porém optamos por não ter filhos por diversos motivos, entre eles por poder levar uma vida mais simples e dedicada em coisas de maior interesse.

    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Corey.
    Agradeço a visita e as palavras. Não tenho família, não pretendo ter filhos e estou "meio casado", o popular enrolado. Infelizmente não encontro respaldo em todas as minhas crenças, como parece que vc conseguiu, com minha parceira. Vc é um cara de sorte! Sucesso em sua jornada tbm.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Fiz essa pergunta porque é algo "padrão" de pessoas que pensam no futuro. pode ver, boa parte dos blogueiros que falam sobre independência financeira e simplicidade voluntária não tem filhos.

    Eu tive sorte sim, minha esposa é companheira mesmo e estamos rumando para o sucesso. Isso ajuda muito, mas não desanime, com o tempo e boas conversas as coisas se acertam.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Parar de trabalhar,

    Fico feliz de servir de inspiração.

    Boa sorte, vamos precisar dela (mais eu do que você)...

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir