segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeção Patrimonial

Meus caros,

sou o rei da "conta burra". Utilizando-a cheguei aos valores projetados de patrimônio financeiro ano-a-ano até a chegada do famoso 1° milhão (valores de hoje). Sempre considerando os parâmetros atuais: aporte anual de 45k, rentabilidade líquida de 8 a.a (por medo e pouco conhecimento, foco meus investimentos em Tesouro Direto, ótimo resultado a um custo baixo). Notem que não considero reajuste anual de salário que gira em torno de 8% a.a (que me traria maior capacidade de aporte anual). E mantenho fixo os modestos 8 a.a (hoje um título LTN com vencimento em 1/1/2014 traz 10,59% líquido a.a). É uma forma de compensar a inflação que fará o milhão de hoje ser o meio milhão de amanhã (afirmação leiga, sem conta envolvida).


Obs.: Durante essa conta ainda considerei a possibilidade de criar um situação no trabalho (andar pelado, sentar na mesa do diretor até ele chegar, falar umas verdades pro presidente, alguma outra sugestão?) para ser demitido e sacar o FGTS + 40%. Conseguiria antecipar em um ano essa previsão do 1° milhão. Ainda acho que vale a pena....rs.



10 comentários:

  1. PT,

    Fiz os cálculos com seus dados, dá mais ou menos este tempo que vc projetou mesmo.
    Mas "LTN com vencimento em 1/1/2014 traz 10,71% líquido a.a" não existe.
    Vi agora no site do tesouro direto:
    LTN 010114 01/01/2014 12,64%
    E isso é bruto.

    Aconselho vc nao sair pelado no trabalho, pois dependendo do chefe ou presidente, vao acabar é gostando e te convidando para vc ser "secretário" deles...rs

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, ID.

    Sou o rei das contas burras, mas para as difíceis eu uso os recursos disponíveis, no caso a calculadora do Tesouro Direto: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/calculadora/calculadora.aspx
    O retorno líquido a.a da LTN 1/1/14 é de 10,59% (fiz a correção no post dos 0,12% que coloquei a mais).
    Abortei o desfile pelado...rs. Esse risco é concreto.

    ResponderExcluir
  3. PT,
    O líquido que informa na página do TD é

    "Rentabilidade líquida após taxas e I.R. (a.a.):"

    O que chamo de líquido é isso acima e mais a inflação.
    Atualmente utilizo a projeção de 8% líquido para os rendimentos em ações. Considero razoável pois o TD oferece mais ou menos 5,5% líquido acima da inflação...

    abs

    ResponderExcluir
  4. Bacana o blog, espero que não ocorram aportes absurdos como no Viver de Renda....

    ResponderExcluir
  5. Eu também, aquele cara não é como nós.

    ResponderExcluir
  6. Podem ter certeza que não ocorrerão, não tenho heranças recebíveis (nada contra ele, cara de sorte). O que entrar virá da suada (e cansativa) labuta diária.

    ResponderExcluir
  7. Será que foi herança mesmo? É um cara de sorte, isso não acontecerá comigo, rsrs

    ResponderExcluir
  8. Como assim a galera espera que tu não tenha aportes absurdos?
    Olha, sinceramente espero que teus aportes sejam os mais absurdos possíveis, e que tu concretize logo essa nobre meta!
    Boa sorte na tua jornada, não dê bola para os comentários invejosos que logo surgirão, tão pouco teus aportes se tornem maravilhosos e possíveis para ti, porém ainda inatingíveis na cabeça de muitas pessoas.

    p.s: conheço o blog viverderenda, e admiro todos que tenham essa meta de vida, independentemente do talento ou da sorte. o que não faltam são pessoas que mesmo ganhando herança não sabem administrar seus bens!

    Abraços, Vivian.

    ResponderExcluir
  9. Vivian, obrigado pela bela força. É engraçado como as pessoas tornam-se invejosas e negativas quando não dão a cara e sequer dizem seu nome na internet. É um comportamento que nos coloca um pouco descrentes do futuro e da força das pessoas em mudar o mundo em que vivemos. Mas aí vem pessoas como vc e reforçam aquele anúncio da TV: os bons ainda são maioria.

    Valeu pela audiência!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Tacar ovos podres no carro do presidente, dá para se aposentar como maluco....

    ResponderExcluir