segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeção Patrimonial

Meus caros,

sou o rei da "conta burra". Utilizando-a cheguei aos valores projetados de patrimônio financeiro ano-a-ano até a chegada do famoso 1° milhão (valores de hoje). Sempre considerando os parâmetros atuais: aporte anual de 45k, rentabilidade líquida de 8 a.a (por medo e pouco conhecimento, foco meus investimentos em Tesouro Direto, ótimo resultado a um custo baixo). Notem que não considero reajuste anual de salário que gira em torno de 8% a.a (que me traria maior capacidade de aporte anual). E mantenho fixo os modestos 8 a.a (hoje um título LTN com vencimento em 1/1/2014 traz 10,59% líquido a.a). É uma forma de compensar a inflação que fará o milhão de hoje ser o meio milhão de amanhã (afirmação leiga, sem conta envolvida).


Obs.: Durante essa conta ainda considerei a possibilidade de criar um situação no trabalho (andar pelado, sentar na mesa do diretor até ele chegar, falar umas verdades pro presidente, alguma outra sugestão?) para ser demitido e sacar o FGTS + 40%. Conseguiria antecipar em um ano essa previsão do 1° milhão. Ainda acho que vale a pena....rs.



10 comentários:

  1. PT,

    Fiz os cálculos com seus dados, dá mais ou menos este tempo que vc projetou mesmo.
    Mas "LTN com vencimento em 1/1/2014 traz 10,71% líquido a.a" não existe.
    Vi agora no site do tesouro direto:
    LTN 010114 01/01/2014 12,64%
    E isso é bruto.

    Aconselho vc nao sair pelado no trabalho, pois dependendo do chefe ou presidente, vao acabar é gostando e te convidando para vc ser "secretário" deles...rs

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, ID.

    Sou o rei das contas burras, mas para as difíceis eu uso os recursos disponíveis, no caso a calculadora do Tesouro Direto: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/calculadora/calculadora.aspx
    O retorno líquido a.a da LTN 1/1/14 é de 10,59% (fiz a correção no post dos 0,12% que coloquei a mais).
    Abortei o desfile pelado...rs. Esse risco é concreto.

    ResponderExcluir
  3. PT,
    O líquido que informa na página do TD é

    "Rentabilidade líquida após taxas e I.R. (a.a.):"

    O que chamo de líquido é isso acima e mais a inflação.
    Atualmente utilizo a projeção de 8% líquido para os rendimentos em ações. Considero razoável pois o TD oferece mais ou menos 5,5% líquido acima da inflação...

    abs

    ResponderExcluir
  4. Bacana o blog, espero que não ocorram aportes absurdos como no Viver de Renda....

    ResponderExcluir
  5. Eu também, aquele cara não é como nós.

    ResponderExcluir
  6. Podem ter certeza que não ocorrerão, não tenho heranças recebíveis (nada contra ele, cara de sorte). O que entrar virá da suada (e cansativa) labuta diária.

    ResponderExcluir
  7. Será que foi herança mesmo? É um cara de sorte, isso não acontecerá comigo, rsrs

    ResponderExcluir
  8. Como assim a galera espera que tu não tenha aportes absurdos?
    Olha, sinceramente espero que teus aportes sejam os mais absurdos possíveis, e que tu concretize logo essa nobre meta!
    Boa sorte na tua jornada, não dê bola para os comentários invejosos que logo surgirão, tão pouco teus aportes se tornem maravilhosos e possíveis para ti, porém ainda inatingíveis na cabeça de muitas pessoas.

    p.s: conheço o blog viverderenda, e admiro todos que tenham essa meta de vida, independentemente do talento ou da sorte. o que não faltam são pessoas que mesmo ganhando herança não sabem administrar seus bens!

    Abraços, Vivian.

    ResponderExcluir
  9. Vivian, obrigado pela bela força. É engraçado como as pessoas tornam-se invejosas e negativas quando não dão a cara e sequer dizem seu nome na internet. É um comportamento que nos coloca um pouco descrentes do futuro e da força das pessoas em mudar o mundo em que vivemos. Mas aí vem pessoas como vc e reforçam aquele anúncio da TV: os bons ainda são maioria.

    Valeu pela audiência!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Tacar ovos podres no carro do presidente, dá para se aposentar como maluco....

    ResponderExcluir

Uma pausa

Meus caros, Depois de tantos meses atualizando o blog mensalmente, um compromisso que curto, que me reforça os valores de poupar, de estar...